Salipi, o Salão do Livro do Piauí, inicia hoje sua 20ª Edição

O Salão do Livro do Piauí, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil. O evento acontece sempre no mês de junho aqui em Teresina e tem duração de uma semana. Nesse ano o evento irá até o dia 12 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí.

O SALIPI iniciou como um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, mesmo sem a menor experiência em organização de eventos de qualquer tipo. O sucesso foi retumbante, e desde então vem apenas aumentado de ano a ano.

A grande diferença do SALIPI para as demais feiras e bienais internacionais do Brasil está no fato desse evento acontecer anualmente de forma itinerante com a realização de Salões Regionais. Alguns dos principais eventos realizados pela Fundação Quixote no interior do Estado são: Salão do Livro Regional de Valença/SALIVA; Salão do Livro Regional de Parnaíba- SALIPA; Salão do Livro Regional de Elesbão Veloso; Seminários de Leituras entre outros cursos de atualização na área educacional com foco na leitura e formação de leitores.

O SALIPI proporcionou à Fundação Quixote atuar em outras áreas, sempre ligadas ao universo do livro, como a Editoração de livros de autores piauienses; Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI); Concertos lítero-musicais para estudantes de Teresina desde o ano 2000, com a finalidade de descobrir novos talentos na área literária e musical.

Nesse ano o evento vai reunir escritores, leitores, feira de livros e uma ampla programação de palestras, lançamento de livros e apresentações artísticas e musicais. O grande homenageado é o escritor e poeta Piauiense Cineas Santos.

Um dos destaques do Seminário Língua Viva é a presença da Escritora e Jornalista Thalita Rebouças. Autora de livros direcionados ao público infantojuvenil, já vendeu mais de 2,3 milhões de exemplares. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 1974. Ainda criança já mostrava interesse em escrever e com dez anos se denominava “fazedora de livros”.

Em 2003, Thalita Rebouças publicou “Tudo Por um Pop Star”, que se tornou um best-seller. Seu quarto livro, “Fala Sério, Mãe!” (2012), logo entrou na lista dos livros mais vendidos da Revista Época.

Em 2012, sua obra “Tudo Por um Pop Star” foi adaptada para um musical, com direção de Pedro Vasconcelos. Em 2013 lançou seu primeiro livro infantil “Por Que só as Princesas se Dão Bem?”. Realizou alguns trabalhos na TV Globo e atualmente é repórter dos bastidores do programa The Voice Kids onde trabalha desde 2017.

Todas as novidades do Salipi e a programação de todos os espaços do evento está disponível no site salipi.com.br

 

 

Matéria: Rafael Vieira com informações do site do Salipi

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário